12/16/2006

ECS11


O texto mostra que as desigualdades educacionais no Brasil, continuam mesmo com certos avanços em leis que nem sempre são cumpridas.O que vemos é a rede pública acolhendo a maioria dos alunos e a rede particular ficando com os que têm maior poder aquisitivo. Reflete bastante sobre a diferença das duas redes e como os alunos da particular conseguem estar preparados para conseguir uma vaga nas universidades.
Houve muitos períodos de lutas ( desde 1930) pela escola pública brasileira, onde se observa as ideologias por trás de cada momento. De 1962 à 1964, surgiu o movimento de educação básica, onde tivemos a atuação de Paulo Freire, com a alfabetização de adultos e educação popular com lutas sociais, interrompidas pelo regime militar.
De lá para cá, apesar do discurso que fazem de “educação como prioridade”, freqüentemente os recursos financeiros para a educação são desviados para outras áreas.
Tem que haver mais comprometimento dos governos, oferecendo uma educação de qualidade para todos e que todos tenham as mesmas chances de ensino e emprego.
Visitando os sítios solicitados do MEC e Secretaria da Educação do RS, pude observar projetos interessantes como a Escola Aberta, que procura diminuir a violência abrindo espaços de lazer, atividades desportivas e artísticas na escola em finais de semana.Também o FUNDEB que pretende valorizar o professor e a educação distribuindo investimentos na educação. Vemos que na teoria tudo é perfeitamente possível e porque na prática os investimentos não chegam aoverdadeiro fim, que é transformar a educação brasileira?

1 Comments:

At duminică, 17 decembrie, 2006, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Marcia

Os textos mostram e, ao mesmo tempo, escondem muita coisa. Sítios coloridos, fotografias, enfeitam a realidade.
A simplicidade é diferente da fragilidade que as escolas estão.

Fico feliz de vir aqui e constatar mais uma vez que estás avançan do muito neste curso. Crescendo à cada atividade.
Parabéns pelo bom trabalho :)

abraço,
Suzana

 

Trimiteți un comentariu

<< Home