11/24/2006

MINHA VERSÃO INICIAL DA SÍNTESE- GRUPO C



Introdução:Marx e Engels não realizaram nenhum sistema pedagógico, nunca escreveram nada exclusivamente sobre a educação, contudo abordaram questões educativas, sempre criticando o capitalismo. Para eles a educação deveria ser prioritária, gratuita, obrigatória e urgente, diante de uma sociedade com tantas necessidades sociais dramáticas, como as condições de trabalho da classe operária, a qual incluia crianças e mulheres. Somente pela educação seria possível o desenvolvimento da consciência e da razão, fundamentais para conseguir transformar a sociedade da época.Um tema destacado por eles foi sobre a divisão de trabalhos, onde estabeleceram relações do tipo de trabalho com o tipo de aprendizagem necessária para realizar a atividade. Algumas atividades não exigiam o raciocínio do trabalhador, mas precisava da atenção, o que naturalmente impedia que o indivíduo pensasse em outras coisas. Com isso, outros conhecimentos e criações ficavam limitados e reprimidos.Em relação ao feudalismo, o capitalismo exigiu muito mais capacidade intelectual de todos, inclusive o analfabetismo diminuiu. Mas para Marx e Engels as instituições escolares precisavam mudar, desenvolvendo suas possibilidades, unindo o trabalho manual com o inlectual, ou seja integrando a força de trabalho com a capacidade criadora dos trabalhadores.Queriam uma sociedade sem classes, igualitária, sem dominação, sem divisão de trabalho. Era fundamental conseguir a emancipação social e humana do indivíduo. Criticavam a alienação religiosa juntamente com a alienação feita pela exploração capitalista. A educação era preciso para combater a alienação. Eram contrários ao ensino estatal, pois a dominação ideológica continuaria. Para os sociólogos, a educação participa do processo de transformação das condições sociais, porém é condicionada pelo processo.

Ensino, ciência e ideologia:Para Engels, na Inglaterra, a classe inculta tinha mais sabedoria e mais condições de progresso, do que as mais cultas, tinham a cultura do mundo. Na Alemanha todas as camadas sociais estavam abertas aos novos conhecimentos, obras literárias e aos movimentos que surgiam .Ele dividiu o domínio do conhecimento em três grandes seções:

*A primeira era a ciência que se ocupava da natureza inanimada, chamada de ciências exata(matemática, astronomia, mecânica, física e química). Apresentavam muitas variáveis, controvérsias, hipóteses e muitos erros. Verdades definidas eram raras.

*A segunda era a que englobava o estudo dos organismos vivos. Apresentavam diversidade de relações recíprocas, novas descobertas, causalidades, questões individuais e parciais, várias pesquisas e descobertas.

*A terceira era a ciências históricas que estudavam as condições de vida dos homens e suas relações sociais. Apresentavam repetições de situações sem contudo serem as mesmas,compreendiam o encadeamento e as conseqüências de certas formas de sociedade e Estado, o conhecimento era relativo,pois não existem verdades definitivas.As modernas ciências naturais surgiram na metade do século XV, são as que que alcançaram um desenvolvimento científico sistemático e completo. Rompeu-se com os limites do velho e houve a descoberta do mundo novo, refletidos pela liberdade espiritual da Igreja e liberdade de pensamento, enfim uma revolução progressista. A concepcção de mundo mudou,os indivíduos se encheram com um espírito de aventura, onde os heróis não eram escravos da divisão de trabalho,viviam os interesses de seu tempo, participando ativamente na luta política. Muitos sofreram com a Inquisição, mas o clero perdeu o monopólio da leitura e da escrita, da cultura em geral, representada pela ideologia da Idade Média, sofrendo os efeitos das transformações ocorridas com a Revolução Industrial.

QUESTÕES RELACIONADAS COM A ESCOLA:

*Muitas vezes realizamos atividades que limitam a criatividade e o raciocínio dos alunos, com isso impedimos o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento.

*Muitos alunos trabalham por necessidade de ajudar a família,conciliando as duas atividades,isso é um fato. Mas muitos abandonam a escola, por não conseguirem se manter neste sistema de ensino. Quem tem que se adequar, a escola ou o aluno?

*Integração de atividades manuais com intelectuais, o indivíduo necessita trabalhar o todo, integralmente.

18/11/06

5 Comments:

At sâmbătă, 25 noiembrie, 2006, Blogger rovisco said...

Em primeiro lugar boa tarde colega? Menina aplicada em!Já estás com tudo pronto.Achei teu trabalho muito claro.Mas como não estou com muito tempo,voucomeçar hoje. Tchau!!! Carmen Rovisco

 
At duminică, 26 noiembrie, 2006, Blogger Marcelo TGB said...

oi Marcia. mandei um e-m pra ti e publiquei minha contribuição no blog colaborativo. dá uma olhada pra gente debater, abraço

 
At duminică, 26 noiembrie, 2006, Blogger silvanadasilva said...

Márcia.Concordo plenamente contigo quando dizes,que ás vezes o professor limita a criatividade do aluno ao invés de instigá-las.
Quanto ao trabalho infelismente alguns precisam para ajudar seus pais e a escola não consegue se adequar ao aluno.Silvana Maria da Silva.

 
At luni, 27 noiembrie, 2006, Blogger Marcelo TGB said...

oi marcia, deixei umas perguntas no meu blog para debate, se pudesses dar uma olhadinha...
abraço

 
At miercuri, 29 noiembrie, 2006, Blogger biapedag.blogspot.com said...

Oi, Márcia,tudo bem? Que bom que me visitaste! Vim aqui te dar uma dica e pedir que repasses aos teus colegas. Aqui no pólo de Alvorada, muitas vezes, tínhamos problemas em postar fotos no pbwiki. Muita gente postou várias fotos de suas escolas e deixou pouco espaço para fotos dos colegas. Descobri, através da colega kátia, o site http://www.slide.com. Através dele podemos colocar quantas fotos quisermos no pbwiki, sem ocupar espaço. É só transformar em slide. E é super fácil. Vai ao pé da página, muda o idioma para espanhol e faz os slides que quiseres. Se quiseres ver como ficaram os meus, no meu blog disponibilizei nos links, o acesso. Beijos. espero que a dica seja útil. Bia

 

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