10/22/2006

ECS5-WEBER1-OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO



As bases de legitimidade da dominação são divididos em três e entrelaçam-se no tipo puro. São eles:

*Dominação Legal:
Tem como base que o direito pode ser criado e modificado por um estatuto. Os associados eleitos e nomeados formam uma empresa.Os funcionários são nomeados e subordinados pelo dono da empresa. Existe um regulamento com regras de obediência e hierarquia de cargos. A competência profissional é de acordo com o cargo e o funcionário é admitido mediante um contrato. É estritamente formal e burocrática. Exemplos de dominação legal: empresa capitalista privada, estrutura moderna do Estado e do Município.

*Dominação Tradicional: Apresenta característica patriarcal ( senhor manda e súditos obedecem), onde a fidelidade da relação é a tradição com caráter comunitário. O senhor age em seus domínios conforme seu prazer e de acordo com preferências pessoais dá mais direitos aos súditos. Difere da dominação legal que é formal e burocrática.
Na administração o que vale são ligações de fidelidade e não de competências. Conforme a modalidade de posição, existem características particulares:
-os dos servidores sem direitos e sem seleção profissional para o cargo. Tipo mais puro dessa dominação é o sultanato, onde o direito do subordinado é concorrente ao do exercício do senhor.
-os dos servidores independentes, limitada, mas mais autônoma, chamada dominação estamental.
A articulação hierárquica frequentemente é ferida por privilégios, categoria sem disciplina. Predomínio dos princípios materiais.

*Dominação Carismática: Caracteriza-se pela devoção afetiva a pessoa do senhor, através do seu carisma, podendo se revelar como magia, revelações, heroísmo ou poder da oratória. O tipo que manda é o líder e o apóstolo é o que obedece. Não há regras estatuídas ou tradicionais. Baseia-se na crença, fazer-se acreditar. Esse tipo de dominação ocorre somente enquanto as qualidades ou virtudes existentes no líder estiverem em evidência.
O quadro administrativo é escolhido pela carisma e vocação pessoais e não pela competência profissional.
A existência da maioria das relações de caráter legal, está na crença da legitimidade juntamente com o carisma pessoal. O político carismático demagogo é um produto típico dos nossos dias.

4 Comments:

At duminică, 22 octombrie, 2006, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Marcia

Seria interessante compartilhar os teus achados nesta atividades com as(os) colegas no Forum lá no Rooda. Ficou muito bom o teu texto sobre as idéias do autor.

abraço,
Suzana

 
At luni, 23 octombrie, 2006, Blogger leilamlw said...

Márcia, gostei do teu texto.
No dia-a-dia encontramos tantas pessoas que se deixam dominar, não é verdade?
Tantas mulheres que aceitam pacivamente a dominação e até humilhação que sofrem denro da própria casa.
Nas empresas, os funcionários tantas vezes precisam calar diante de chefes autoritários e desumanos para não perderem o emprego.
Se pensarmos nestas situações, até que nossas escolas são bem democráticas, não é mesmo?
Beijos!
Leila

 
At duminică, 29 octombrie, 2006, Blogger anete t. severo said...

Oi Marcia,visitei seu bloger e me surprendi, está lindo. Sobre o texto, concordo com você, existe muita gente sendo dominada e muitos tendo o poder de dominar.Um abraço. Anete

 
At duminică, 19 noiembrie, 2006, Blogger Marcelo TGB said...

oi Márcia, você é a colega logo abaixo a mim, vim te visitar e dizer-te que gostaria de conseguir organizar o meu texyo como fazes com o teu. abraços.

 

Trimiteți un comentariu

<< Home