10/06/2006

atividade3-professoraSuzana










Atividade3- professora Suzana

Questões sobre o texto: As definições da educação: exame crítico( Émile Durkheim)

1)Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Durkheim concordou em parte com o que diz Stuart Mill, pois para ele a definição de educação não pode englobar fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, para não haver confusão na interpretação. Muitas coisas influenciam nossas vidas seja no processo realizado internamente pelo homem, ou pelo resultado das interferências externas. A ação realizada pelos adultos geração a geração, sobre as crianças e jovens é a que é relevante no momento para o sociólogo.


2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?

Durkheim da referência a Kant, dizendo que o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz, mas talvez o desenvolvimento harmônico e desejável não seja compatível com nossas aptidões e funções exercidas. Algumas pessoas tem mais sensibilidade, praticam a cultura do pensamento e da reflexão e outras são mais pragmáticas.
Ressalta também a definição utilitária, apreciada por James Mill, que diz que a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, por si mesmo e para os semelhantes. Mas a felicidade é subjetiva, cada pessoa tem a sua maneira de entender e vivenciar a felicidade. Então as duas formas de analisar a educação tem pontos fracos, onde passam a idéia de educação perfeita, ideal, apropriada a todos os homens e universal. Isso não é verdade, pois revendo fatos históricos, notamos que a educação tem variado com o tempo e o meio, desde a Pré-história até os dias atuais, de acordo com a estrutura de sociedade de cada época. É uma ilusão pensar em educar, sem sofrer influências de um tipo regulador de educação imposta pelo meio.

3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Para definir educação, será preciso considerar os sistemas educativos que existem ou existiram e aprender deles as características comuns. Todo o passado da humanidade contribuiu para estabelecer esse conjunto que dirige a educação até hoje, serve também para não se cometer os mesmos erros do passado. A educação é uma socialização do passado com o presente.
O sistema de educação apresenta duplo aspecto: ser ao mesmo tempo uno e múltiplo, pois há várias espécies de educação numa mesma sociedade, dependendo da classe social.

4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

Os fatos que levam são um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importante respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, etc... idéias que são a base mesma do espírito nacional, toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos. Para ele a educação deve contribuir para a harmonia social.

5)Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?


Esse ideal, mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança:
-um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;
-certos estados físicos e mentais que o grupo social particular( casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado. A criança deve assimilar normas e princípios que formaram sua conduta num grupo.

6)A partir da definição “ A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e denvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?


Conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. A cada geração a educação cria no homem um ser novo, com múltiplas aptidões que a vida social impõe no momento. O homem procura o conhecimento quando a sociedade apresenta essa necessidade. Parecem ser espontâneas, porém são exigências do meio social.
É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos, formando cidadãos modelos, fáceis de se moldarem ao sistema.

7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

O suposto antagonismo, muitas vezes admitido, entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos, na verdade são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. A ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, tem por objeto engrandecer o indivíduo, torná-lo criatura verdadeiramente humana. O indivíduo é um produto da sociedade.

Márcia Elisa de Oliveira Martins

1 Comments:

At joi, 12 octombrie, 2006, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Márcia

A Salete levantou algumas questões interessantes em relação à este texto.

Dá uma olhada:
http://saleteschmidt.blogspot.com/2006/10/mile-durkheim.html

abraço,
Suzana

 

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